Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a inteligência artificial do WhatsApp, chamada Meta AI, teria acesso a todas as conversas, inclusive em grupos privados. A informação é falsa.
A corrente diz que administradores deveriam ativar uma suposta opção de “Privacidade avançada” para impedir que a IA abra mensagens, veja números de telefone e recupere informações pessoais. O conteúdo é alarmista e mentiroso.
Segundo a Meta, a IA só interage quando o usuário solicita por meio de comandos específicos. Além disso, seu uso é opcional. Em nenhum caso ela tem acesso automático às conversas, grupos ou dados do celular.
A empresa reforça que todas as mensagens do WhatsApp continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta, ou seja, só podem ser lidas pelo remetente e pelo destinatário.
A função “privacidade avançada de conversa” existe, mas serve apenas como camada extra de proteção contra exportação de conversas e interações não autorizadas com a Meta AI. Não significa que, sem ela, a inteligência artificial teria acesso ao conteúdo.
Como usar a IA no WhatsApp
- Abra o app e vá em “Pergunte à Meta AI ou pesquise”, no topo da tela.
- Escreva sua pergunta ou toque no ícone de avião para abrir o chat.
- Também é possível escolher entre sugestões de perguntas, como dicas de viagem, ideias de limpeza ou informações rápidas.
Resumindo: a mensagem que circula é fake news. A Meta AI não lê suas conversas privadas e só funciona se você decidir utilizá-la. (G1)