Uma viagem de rotina se transformou em um susto inusitado para Aldreone Rodrigues e seu filho Juan Pablo, de 22 anos, na última quarta-feira (3), em Aquidauana (MS). Durante o transporte de gado, o caminhão começou a trepidar, e ao parar para verificar as rodas, os dois descobriram uma sucuri-amarela de cerca de 3 metros enrolada em uma delas.
No vídeo registrado por Juan, o motorista aparece acreditando que o problema era mecânico, mas a surpresa veio logo em seguida: “Pai, tem um trem estranho ali, tá se mexendo”, disse o jovem.
Com a ajuda de um galho, eles conseguiram desenrolar a serpente e soltá-la em uma área de vegetação próxima. “É um animal indefeso, estava em aflição. Fizemos o que tinha que ser feito e deu tudo certo”, contou Juan.
A sucuri-amarela
Conhecida como “sucuri do Pantanal”, a espécie (Eunectes notaeus) é comum em áreas alagadas das bacias dos rios Paraguai e Paraná. As fêmeas podem alcançar até 4 metros de comprimento, enquanto os machos chegam a 2,5 metros. Sua alimentação inclui aves aquáticas e animais de médio porte.
Apesar do susto, o encontro terminou sem feridos, e a cobra voltou em segurança ao seu habitat natural. (G1 e O Pantaneiro)