Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Governo de MS investe R$ 45,8 milhões para ampliar aeródromo de Santa Maria e receber aeronaves maiores

Obra vai modernizar pista, aumentar capacidade de voos e transformar o aeródromo em polo estratégico da aviação em Mato Grosso do Sul.
7d0021a1-f30c-475f-a044-d487e03680bc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), lançou licitação para modernizar e ampliar o Aeródromo Estância Santa Maria, em Campo Grande. A abertura das propostas será em 8 de outubro, com investimento previsto de R$ 45,8 milhões. A obra visa aumentar a capacidade do aeródromo, que já é um importante ponto de apoio da aviação regional.

Atualmente, a pista tem 1.500 metros de comprimento e 30 metros de largura, permitindo operações diurnas e noturnas com balizamento básico. Com a ampliação para 2.000 metros, será possível receber aeronaves maiores. O projeto inclui também a expansão da taxiway, do pátio de aeronaves e a instalação do sistema PAPI, que auxilia na aproximação e pousos com mais segurança.

A modernização ainda prevê construção de uma guarita de acesso e um receptivo de passageiros em frente ao pátio, com instalações adequadas para embarque e desembarque. Hoje o aeródromo registra cerca de 7 mil movimentos aéreos por ano, número que deve ultrapassar 9 mil após a conclusão das obras.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, afirmou que a obra vai aumentar a segurança das operações e fortalecer o desenvolvimento logístico e econômico do Estado. Para o superintendente da Seilog, Derick Machado, a modernização é necessária para acompanhar o crescimento da aviação em Mato Grosso do Sul.

Com as melhorias, o Estância Santa Maria deve se consolidar como polo estratégico para a aviação regional e executiva, atraindo investimentos, turismo e negócios para a Capital. (Agência Notícias MS)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.