Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ausência de caixa preta dificulta investigação de queda de avião que matou quatro no Pantanal

Avião Cessna 175, fabricado em 1958, caiu em Aquidauana (MS) durante tentativa de pouso; piloto e três passageiros morreram e falta de registro de voo complica apuração das causas.
design-sem-nome-18-

Um avião Cessna 175, de 1958, caiu na terça-feira (23) em Aquidauana (MS), no Pantanal, matando quatro pessoas: o arquiteto chinês Kongjian Yu, de 62 anos; os cineastas brasileiros Luiz Ferraz, 42, e Rubens Crispim Jr., 51; e o piloto Marcelo Pereira de Barros, de 59 anos, dono da aeronave.

Relembre o acidente. Clique aqui

O acidente ocorreu durante a tentativa de pouso na pista da Fazenda Barra Mansa, que recebe turistas, por volta das 18h, fora do horário permitido. A aeronave perdeu altitude e caiu cerca de 100 metros da cabeceira da pista.

Investigação complicada

O avião não possuía caixa preta, equipamento que registra dados do voo e conversas na cabine, o que dificulta a apuração das causas. Aeronaves desse modelo fabricadas entre 1958 e 1962 não tinham o equipamento.

Registrado como PT-BAN, o avião era autorizado apenas para voos visuais durante o dia, sem instrumentos para operar à noite ou em mau tempo.

A Polícia Civil investiga possíveis irregularidades: voo fora do horário permitido e transporte de passageiros sem autorização. Testemunhas disseram que o avião sobrevoou a região durante todo o dia, realizando vários pousos e decolagens.

Vítimas e identificação

Os corpos ficaram completamente carbonizados, impossibilitando identificação visual ou por digitais. Todos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Aquidauana e serão identificados por exame de DNA. A família do arquiteto chinês precisará vir ao Brasil para autorizar a liberação do corpo.

Outras informações

Funcionários da fazenda e Corpo de Bombeiros trabalharam para conter o incêndio. Inicialmente, acreditava-se que a arremetida do avião foi causada por porcos-do-mato na pista, mas a hipótese foi descartada pela Polícia Civil. O Instituto Nacional de Meteorologia informou que o tempo estava bom no momento do acidente, com céu limpo e sem ventos fortes. (G1 MS)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.