O governador Eduardo Riedel iniciou, na quarta-feira (6), a missão internacional de Mato Grosso do Sul na Índia destacando a Rota Bioceânica como uma das principais oportunidades logísticas para integração entre a América do Sul e o mercado asiático. A iniciativa foi o tema central da primeira agenda da comitiva sul-mato-grossense no país, que busca atrair investimentos e fortalecer relações comerciais com a Índia, que atualmente é a nação mais populosa do planeta.
Recebido pelo governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, Riedel apresentou o potencial econômico e geográfico de MS e reforçou a importância da nova rota, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico por meio de corredores rodoviários e portuários.
“A Índia tem um crescimento acelerado e população superior a 1 bilhão de habitantes. É um mercado com grande complementaridade ao que produzimos em Mato Grosso do Sul. A recepção ao projeto da Rota Bioceânica foi extremamente positiva, o que mostra o potencial que temos para criar novas oportunidades comerciais e estratégicas”, afirmou o governador.
Durante a visita à Mahindra, uma das maiores fabricantes de tratores e veículos agrícolas do mundo, Riedel destacou o interesse de empresas indianas em conhecer melhor o ambiente de negócios do Estado. “Eles ficaram impressionados com a proposta da Rota como novo corredor de exportações”, reforçou.
A comitiva inclui representantes do governo, da Assembleia Legislativa, do setor industrial e de instituições como Sebrae e Famasul. Segundo Riedel, as conversas já resultaram em tratativas para futuras parcerias nas áreas de inovação, meio ambiente, ciência e tecnologia.
Com uma agenda intensa programada até a próxima semana, o governo estadual segue empenhado em abrir novos caminhos para que Mato Grosso do Sul amplie sua presença no cenário internacional, aproveitando sua localização estratégica e capacidade produtiva.
Fonte: Governo de MS