O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, informou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, nas redes sociais.
Segundo Augusto, as primeiras mudanças de comportamento apareceram no fim do ano passado e se tornaram mais evidentes com o avanço do Parkinson, diagnosticado em 2022. “As pequenas atividades do dia a dia começaram a ser afetadas”, contou.
Em maio, pai e filho fizeram uma viagem de motorhome. “Rodamos cerca de 4 mil km. Eu dirigia, e ele escolhia as músicas, como sempre fez. Sabia que seria uma despedida desses momentos”, disse Augusto.
Após o retorno ao Brasil, Milton enfrentou dificuldades para se alimentar e se hidratar, o que levou à desidratação. “A partir daí, tudo mudou muito rápido. Veio o duro diagnóstico de demência”, relatou.
O filho contou que, hoje, as conversas com o pai são limitadas e muitas vezes confusas. “As ligações durante minhas viagens, a curiosidade pelas fofocas e até a expectativa de me ver voltando dos treinos de jiu-jítsu não existem mais”, lamentou.
A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma doença neurodegenerativa que afeta memória, cognição, humor, comportamento e movimentos. É o terceiro tipo mais comum de demência e apresenta sintomas semelhantes aos do Alzheimer e do Parkinson. (Agência Brasil)