O Progressistas (PP), sob liderança da senadora Tereza Cristina, filiou no sábado (4) cinco prefeitos, dois ex-prefeitos e quatro integrantes do Governo do Estado. O objetivo é fortalecer o partido para as eleições de 2026 e apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel.
Os novos prefeitos no PP são Cassiano Maia (Três Lagoas), Marcelo Pé (Antônio João), Gilson Cruz (Juti), Vitor Cunha “Malakias” (Japorã) e Jean da Saúde (Deodápolis). Todos deixaram o PSDB, que perdeu recentemente Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja.
Também se filiaram ao PP os ex-prefeitos Hélio Pellufo e Vânia Pellufo (Ponta Porã) e Marcelo Iunes (Corumbá).
Do Governo do Estado, ingressaram no partido Viviane Luiza da Silva (secretária de Cidadania), Ana Carolina Nardes (secretária-adjunta de Governo), Fernando da Silva Souza (subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários) e Rodrigo Peres (secretário de Gestão e Estratégia). O delegado aposentado e presidente da Adepol-MS, André Matsushita, também se filiou.
Segundo Marco Aurélio Santullo, dirigente do PP, as filiações foram planejadas e feitas em comum acordo entre prefeitos, senadora e governador. “Nosso foco agora é a reeleição do governador Eduardo Riedel”, disse, acrescentando que não há previsão de novas filiações nos próximos meses.
O evento contou com palestras do governador Eduardo Riedel e da senadora Tereza Cristina, além da participação do deputado federal Luiz Ovando, do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e do ex-governador Reinaldo Azambuja. (Midiamax)