A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na última quarta-feira (1º), mudanças no calendário do futebol nacional a partir de 2026. As alterações aumentam o número de vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, beneficiando clubes de Mato Grosso do Sul.
A Série D terá 96 equipes — antes eram 64 — divididas em 16 grupos com seis clubes cada. Também aumenta o número de acessos para a Série C, que passa de quatro para seis times.
Na Copa do Brasil, serão 126 equipes em 2026, chegando a 128 em 2027. As vagas destinadas aos campeonatos estaduais sobem de 80 para 102.
Vagas para Mato Grosso do Sul
Com as mudanças, o estado terá três representantes na Copa do Brasil de 2026, definidos pelo Campeonato Estadual deste ano:
- Operário-MS (campeão)
- Ivinhema (vice-campeão)
- Pantanal (3º colocado)
Na Série D, Mato Grosso do Sul contará com dois times: Operário-MS e Ivinhema. Em 2025, apenas o Operário-MS participou do torneio.
Retorno da Copa Centro-Oeste
A CBF também confirmou o retorno da Copa Centro-Oeste, que não era disputada desde 2002. O torneio reunirá 12 clubes de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de times do Espírito Santo e Tocantins.
A disputa será de 25 de março a 7 de junho de 2026, com fase de grupos em turno único. Os quatro melhores avançam para as quartas de final, em jogo único. Semifinais e final serão disputadas em partidas de ida e volta.
O campeão da Copa Centro-Oeste garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte e disputará um confronto com o campeão da Copa Norte para integrar a Copa Verde.
Segundo a CBF, cada clube fará no mínimo cinco e no máximo dez partidas na competição. (GE MS)