Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

PF apreende dinheiro, carros de luxo e armas em operação contra fraudes no INSS

Ação ocorreu na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, em São Paulo.
carlos-lupi-tonia-galleti

A Polícia Federal apreendeu uma quantia significativa de dinheiro vivo, além de veículos de luxo, armas e munições, durante uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (9) na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no centro de São Paulo.

A ação faz parte de uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga descontos irregulares em benefícios de aposentados do INSS. O mandado foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro André Mendonça.

Segundo a PF, o dinheiro estava guardado em um cofre dentro do prédio. Também foram apreendidos computadores e celulares nos andares que abrigam a presidência do sindicato, a cooperativa Coopernapi e uma empresa ligada a familiares de ex-dirigentes da entidade.

Além da sede, a PF cumpriu mandados na casa da coordenadora jurídica do sindicato, Tônia Galleti, de quem também foram apreendidos veículos. Tônia é amiga do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT), exonerado por Lula após a primeira fase da operação, em abril deste ano.

Ao todo, 66 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sete estados e no Distrito Federal. Entre os bens apreendidos estão carros de luxo — Porsche, Volvo, Jeep, Mini Cooper —, uma moto Ducati, cofres, armas e munições.

Segundo informações, a diretoria completa do Sindnapi é alvo da investigação, incluindo o presidente Milton Baptista de Souza (Milton Cavalo), o tesoureiro Anísio Ferreira de Souza, e a diretora de Administração Sônia Maria Pereira.

Em nota, o sindicato afirmou ter sido surpreendido pela operação e declarou que vai “comprovar a lisura e a legalidade de sua atuação”.

“O Sindnapi, por meio de seus advogados, manifesta surpresa com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua sede, na casa de seu presidente e de alguns diretores. A entidade reafirma sua confiança na Justiça e na transparência de suas atividades”, diz o texto.

(Top Mídia News)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.