O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai reforçar a imunização contra o sarampo com a aplicação da chamada “dose zero” para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, garante uma proteção extra antes mesmo da idade prevista no calendário de vacinas.
A nova dose não substitui as vacinas de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses, mas cria uma barreira de defesa antecipada, especialmente importante em regiões de fronteira, onde o risco de circulação do vírus é maior.
Além de proteger os bebês, a SES também reforça a importância de que adolescentes, jovens e adultos estejam com a vacinação em dia. Pessoas vindas de outros países e grupos específicos, como crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV), também terão orientações e vacinas adequadas.
Segundo Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, a inclusão da dose zero “é fundamental para proteger crianças em fase de maior vulnerabilidade e prevenir a reintrodução do vírus no Estado”.
Para alinhar a aplicação da nova dose, a SES reuniu coordenadores municipais de imunização e reforçou a importância da intensificação vacinal e do bloqueio rápido de casos suspeitos. Nas cidades de fronteira, como Corumbá e Ladário, já estão em andamento campanhas, bloqueios vacinais, busca ativa e ações educativas.
O alerta é claro: manter a vacinação em dia é a melhor forma de evitar que o sarampo volte a circular. Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a imunização das crianças.
Fonte: Agência de Notícias MS
*Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.