Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Polícia Civil desmantela esquema de fraude com 76 carros avaliados em quase R$ 6 milhões no Rio de Janeiro

Quadrilha usava carros comprados com documentos falsos para atuar em aplicativos de transporte ligados à milícia no Rio.
fachada_da_secretaria_de_estado_da_policia_civil_no_centro_do_rio_de_janeiro1006219443

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação que desmontou um esquema milionário de estelionato envolvendo a compra de veículos em Minas Gerais. De acordo com as investigações, a quadrilha adquiriu 76 automóveis de forma fraudulenta, sem pagar nenhuma parcela dos financiamentos, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 6 milhões a instituições financeiras internacionais.

Durante a ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), os policiais localizaram 11 veículos em uma locadora de carros dentro de um shopping no Recreio dos Bandeirantes e outros 12 em uma segunda etapa da operação.

A apuração revelou que os documentos usados para os contratos eram falsos. Com o rastreamento, foi descoberto que parte dos veículos circulava em bairros da zona oeste carioca, como Santa Cruz e Campo Grande, sendo usados em aplicativos de transporte ligados a grupos de milícia, que lucravam de forma ilegal com a frota.

Na locadora investigada, os agentes também encontraram materiais de oficina, utilizados para manutenção dos carros fora de concessionárias e serviços autorizados, já que os veículos eram fruto de fraude.

O dono do estabelecimento, Robson Soares Moreira Júnior, foi preso. Ao todo, 23 automóveis já foram recuperados, e as investigações seguem para encontrar os demais, identificar outros envolvidos e rastrear o destino do dinheiro arrecadado com as locações.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.