O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, conquistou nesta sexta-feira (19) a medalha de prata nos 400 metros com barreiras do Mundial de Atletismo, em Tóquio, no Japão.
O paulista não largou bem, chegou a tocar na primeira barreira, mas conseguiu se recuperar e completou a prova em 46s84, atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, campeão com 46s52. O catariano Abderrahman Samba ficou com o bronze.
Benjamin chegou a ser desclassificado por ter derrubado barreiras de duas raias, mas, após recurso da delegação dos Estados Unidos, a punição foi anulada e ele manteve o título.
“Claro, a gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da minha trajetória e do resultado de hoje. Dei 100% na prova e me esforcei muito”, disse Piu em entrevista à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Essa foi a segunda medalha do Brasil no Mundial. A primeira veio com Caio Bonfim, prata nos 35 km da marcha atlética. O brasiliense ainda volta a competir nesta sexta-feira, nos 20 km marcha, prova olímpica.
O pódio em Tóquio também traz lembranças especiais para Alison: foi no mesmo estádio que ele conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de 2021, na final histórica vencida pelo norueguês Karsten Warholm, atual recordista mundial. (Agência Brasil)