A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em vigor em todo o país e os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG.
O prazo foi definido pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para garantir que todos os brasileiros tenham tempo suficiente para realizar a troca sem pressa.
A CIN utiliza o número do CPF como único registro e passa a ter validade em todo o território nacional. O novo modelo traz mais segurança, padronização e evita divergências nos dados de identificação. Além do formato físico, a identidade também está disponível em versão digital no aplicativo Gov.br, com QR Code para checagem rápida e confiável.
Gratuidade e validade do documento
De acordo com a legislação, a primeira via e as renovações da CIN são gratuitas. A validade do documento varia conforme a faixa etária:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Além disso, a CIN conta com elementos modernos de segurança, como a Zona de Leitura Automática (MRZ), que possibilita o uso em viagens internacionais, desde que haja acordo entre os países.
Como solicitar em Mato Grosso do Sul
No Estado, o agendamento para emissão do novo documento deve ser feito no site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp): servicos.sejusp.ms.gov.br.
Após o agendamento, o cidadão deve comparecer ao posto de identificação escolhido levando a certidão de nascimento ou casamento em bom estado, além do CPF atualizado.
Em São Gabriel do Oeste (MS), por exemplo, o atendimento acontece na Rua Curicaca, nº 1637, Bairro Jardim Gramado. O horário é das 7h às 11h e das 13h às 17h, com contato pelo WhatsApp (67) 99289-3176.