Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Camapuanense Felisberto realiza sonho e aprende a ler com o Senar/MS

Camapuanense conquista primeiro certificado de alfabetização aos 48 anos e ganha autonomia no trabalho rural.
CAPA FELISBERTO AJUSTADA_0

Felisberto Ozório, natural de Camapuã, finalmente conquistou o sonho de aprender a ler e escrever aos 48 anos. O camapuanense participou do Programa Despertando, do Senar/MS, que oferece aulas de leitura, escrita e noções básicas de matemática para trabalhadores rurais.

Antes, tarefas simples como numerar os animais, ler instruções de medicamentos ou preencher relatórios eram difíceis e dependiam da ajuda de familiares. Hoje, Felisberto realiza tudo sozinho, com mais autonomia e confiança no trabalho diário na fazenda.

“Esse programa mudou minha vida. Antes tinha vergonha de não saber ler, hoje tenho orgulho”, conta Felisberto.

Nascido no distrito de Pontinha do Cocho, em Camapuã, ele deixou a escola para trabalhar na fazenda do pai. “Eu queria estudar, mas precisava ajudar em casa. Agora, estou realizando meu sonho antigo”, lembra.

Com o apoio da esposa e de seus patrões, que ajudaram no transporte e flexibilizaram horários, Felisberto percorre mais de 100 km diariamente para participar das aulas noturnas no Sindicato Rural de Camapuã. Ele concluiu a etapa inicial do programa e já recebeu seu primeiro certificado, símbolo da conquista de um sonho guardado desde a infância.

Felisberto agora segue para a segunda etapa do Despertando, que vai aprofundar leitura, escrita e matemática, enquanto continua a transformar sua vida e inspirar outros trabalhadores rurais.

O Programa Despertando tem carga horária de 243 horas por etapa, com aulas três vezes por semana, e combina aprendizado com temas sobre saúde, cultura e o setor agropecuário. (Famasul)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.