A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (6) e segue até 31 de outubro em todo o Brasil. Crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 6,8 milhões de doses de vacinas e repassou R$ 150 milhões para apoiar estados e municípios na organização da campanha.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da vacinação para prevenir doenças graves.
“Muitas pessoas não tiveram doenças como paralisia infantil ou meningite porque seus pais se esforçaram para vaciná-las, mesmo quando as vacinas só estavam disponíveis em dias específicos de campanha”, afirmou.
Vacinas disponíveis
Entre as vacinas oferecidas na campanha estão:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10-valente
- Meningocócica C e ACWY
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
Apoio digital
Pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal pelo aplicativo Meu SUS Digital, disponível gratuitamente para web, Android e iOS. A ferramenta permite acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, consultar próximas doses e ver atualizações em tempo real.
Avanços na cobertura vacinal
Segundo o Ministério da Saúde, o país vem recuperando os índices de imunização:
- De 2022 a 2024, a vacinação contra a poliomielite em crianças menores de dois anos cresceu 17%.
- A aplicação da tríplice viral aumentou 40% no mesmo período.
Para conter o avanço do sarampo, que apresenta alta de casos na América do Norte, o Brasil reforçou a vacinação para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Dia D da vacinação
O Dia D de Mobilização Nacional será em 18 de outubro, quando os postos de saúde funcionarão em horários especiais para ampliar o acesso.
“Todos os dias são dias de vacinação nas UBS, mas o Dia D será uma oportunidade para alcançar mais crianças e adolescentes”, destacou Padilha.
(Agência Brasil)