O reencontro de Noa Argamani e Avinatan Or, sequestrados pelo Hamas durante um festival de música em 7 de outubro de 2023, aconteceu nesta segunda-feira (13), após dois anos separados. Noa havia sido libertada em junho do ano passado, enquanto Avinatan recuperou a liberdade nesta segunda.
O momento foi registrado em foto divulgada pelas Forças de Defesa de Israel, com a legenda: “Noa Argamani e Avinatan Or juntos de novo finalmente”. O casal ficou conhecido após vídeos mostrarem Noa sendo levada de moto pelos sequestradores durante a invasão do festival Nova.
Em janeiro de 2024, a família de Noa recebeu uma prova de vida, em que a jovem pedia que Israel interrompesse os bombardeios em Gaza. Sua mãe, Liora Argamani, diagnosticada com doença terminal, chegou a apelar aos terroristas para ver a filha antes de morrer.
Noa conseguiu voltar para casa em 8 de junho de 2024, sendo uma das quatro pessoas resgatadas com vida pelas Forças de Defesa de Israel. Em fevereiro deste ano, ela fez um apelo na ONU pelo resgate do namorado e dos demais reféns, relatando momentos de extremo perigo: “Não conseguia me mover, não conseguia respirar. Pensei que seriam os últimos segundos da minha vida. Estar aqui hoje é um milagre”.
Avinatan Or, de 32 anos, nasceu em uma família religiosa da colônia de Shilo, na Cisjordânia, e também tem nacionalidade britânica. Antes do sequestro, o casal planejava se mudar para Beersheva, no sul de Israel, onde Avinatan estudou engenharia. (G1)