O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o comando da pasta. A decisão ocorre após o União Brasil, partido ao qual é filiado, romper com a base do governo federal e orientar seus membros a deixarem cargos no Executivo.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após reunião de Sabino com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Entreguei ao presidente a minha carta de pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, afirmou.
Mesmo após o anúncio, Sabino seguirá no cargo até quinta-feira (3 de outubro), quando participará, ao lado de Lula, da entrega de obras em Belém, cidade que sediará a COP30 em novembro. “Vou como ministro ainda, a pedido do presidente”, disse.
Sabino assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023. Ele não descartou a possibilidade de buscar um entendimento para permanecer no governo, destacando a importância do diálogo entre forças políticas.
Além do União Brasil, o PP também anunciou sua saída da base do governo. O partido tem André Fufuca como ministro dos Esportes, mas ainda não há confirmação sobre sua permanência no cargo. (Agência Brasil)