Na manhã desta terça-feira (26), cinco pessoas foram presas em São Gabriel do Oeste por furto de energia elétrica e estelionato. Elas foram flagradas utilizando ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, em suas residências.
A ação fez parte da Operação Energia Limpa, realizada pela Polícia Civil local, com apoio da Polícia Científica de Coxim e da concessionária Energisa. Segundo o delegado Matheus Vital, o objetivo é combater fraudes e irregularidades em medidores de energia no município.
Durante a operação, três equipes policiais, uma de perícia técnica e 15 equipes da Energisa vistoriaram 29 imóveis identificados com consumo de energia irregular.
De acordo com a Energisa, os “gatos” representam riscos de incêndios, explosões e até mortes, além de causar prejuízos à rede elétrica e aumentar os custos para os demais consumidores.
“As fiscalizações acontecem toda semana em diferentes regiões do estado. Essa prática ilegal compromete o fornecimento, gera perdas financeiras e coloca vidas em perigo”, destacou Denise Simões, representante da concessionária.
As investigações continuam para identificar outros casos de irregularidades em São Gabriel do Oeste. Estimativas da Aneel apontam que as fraudes no Brasil ultrapassam 31,5 mil gigawatts, energia suficiente para abastecer grande parte de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Veja Folha