A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito do século XX. Entre 1939 e 1945, espalhou destruição por vários continentes e causou a morte de cerca de 70 milhões de pessoas. O conflito ficou marcado pelo uso de armas atômicas pelos Estados Unidos e pela construção de campos de concentração pela Alemanha Nazista, destinados a escravizar e exterminar judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos.
1. Campos de concentração nos EUA
Nos Estados Unidos, foram criados dez campos de concentração para abrigar pessoas de descendência japonesa, após o ataque a Pearl Harbor em 1941. Mais de 100 mil nipo-americanos foram deslocados, vivendo em condições precárias. O último campo foi fechado em 1946.
2. Unidade 731
No Japão, a Unidade 731 realizou experimentos cruéis com seres humanos na China, testando armas químicas e biológicas. Milhares de pessoas foram vítimas de vivissecção, exposição a vírus e testes de bombas sem anestesia. Os responsáveis não foram punidos, devido a um acordo com os Estados Unidos.
3. Traidor Quisling
Na Noruega, o político pró-nazista Vidkun Quisling ajudou os alemães a invadir o país em 1940. Ele se tornou chefe do governo colaboracionista e seu nome virou sinônimo de traidor na língua inglesa.
4. Massacre dos judeus de Kiev
Após conquistar Kiev, os nazistas executaram mais de 33 mil judeus em 36 horas, em represália a ataques locais. Esse episódio ficou conhecido como Massacre de Babi Yar e foi um dos maiores massacres da guerra.
5. Canhões gigantescos
Os alemães construíram os maiores canhões da guerra, chamados Schwerer Gustav e Dora, para destruir fortificações francesas. O Schwerer Gustav pesava 1.350 toneladas, disparava projéteis de 7 toneladas a até 47 km de distância e precisava de 4.000 pessoas para ser operado. (Brasil Escola)