A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou nesta terça-feira (9) a declaração da Casa Branca de que os Estados Unidos poderiam usar “poder militar” contra o Brasil por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em vez de buscar diálogo e reduzir tensões, o Governo Federal tem adotado um discurso que só aumenta o conflito com os norte-americanos. A consequência direta desse embate, segundo especialistas, pode recair sobre o povo brasileiro, seja com tarifas sobre exportações, sanções econômicas ou impactos na relação comercial entre os dois países.
Gleisi afirmou que a articulação de Eduardo Bolsonaro para envolver os EUA no caso é uma “conspiração contra o Brasil”. Para ela, não bastaram as tarifas e sanções já impostas; agora a ameaça chega ao ponto de falar em invasão militar.
Enquanto isso, a Casa Branca reforçou que a “liberdade de expressão” é prioridade e que o presidente Donald Trump não descarta usar força econômica ou até militar para defendê-la em todo o mundo.
O julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus pela tentativa de golpe segue no Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser retomado nesta quarta-feira (10). (Agência Brasil)