O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que o Brasil precisa “ser consertado” para parar de adotar medidas que prejudicam os EUA. Segundo ele, o país está entre outros, como Índia e Suíça, que enfrentam desafios comerciais com os norte-americanos.
Em entrevista ao NewsNation, Lutnick destacou que esses países devem abrir seus mercados e evitar ações que prejudiquem os Estados Unidos. “Temos vários países para consertar, como Suíça e Brasil. Índia também. Eles precisam reagir corretamente aos EUA”, disse.
O comentário ocorre em meio à aplicação de tarifas sobre produtos de diversos países. O Brasil, por exemplo, já sofre uma sobretaxa de 50% desde agosto. A partir de 1º de outubro, novas tarifas de 25% a 100% afetarão medicamentos, caminhões pesados, móveis e utensílios domésticos de países como Irlanda, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, México, Alemanha, China e Japão.
Trump defende que as tarifas protegem a indústria americana e garantem a segurança nacional. Lutnick acrescentou que o déficit comercial é parte do problema, citando a Suíça: “Um país pequeno como a Suíça tem déficit de US$ 40 bilhões com os EUA porque nos vende mais do que compra”.
A reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, marcada para esta semana, será a primeira desde o início da crise das tarifas. O encontro deve tratar das políticas comerciais entre os dois países e da tensão criada após a sobretaxa a produtos brasileiros. (G1)