Mato Grosso do Sul deve enfrentar a onda de frio mais intensa de 2026 nos próximos dias. A chegada de uma forte massa de ar polar fará as temperaturas despencarem a partir desta terça-feira (23), com previsão de mínimas próximas de 0°C em algumas cidades do sul do Estado.
De acordo com os institutos de meteorologia, o frio ganha força logo após o início oficial do inverno e deve permanecer até sexta-feira (26). A mudança no tempo também será acompanhada por ventos e possibilidade de chuva, o que pode aumentar ainda mais a sensação de frio.
Na região sul de Mato Grosso do Sul, os termômetros podem marcar entre 0°C e 2°C na quarta-feira (24). Já em Campo Grande, a previsão indica mínima de 12°C na terça-feira, 10°C na quarta e apenas 8°C na quinta-feira (25).
Além das baixas temperaturas, há risco de geada em municípios do sul do Estado. A previsão aponta possibilidade do fenômeno em 18 cidades na quarta-feira, com expansão para mais de 30 municípios da região do Conesul na quinta-feira.
Antes da chegada do frio intenso, áreas do sul do Estado podem registrar chuva nesta segunda-feira (22), com acumulados que podem alcançar 50 milímetros. Na terça-feira, a instabilidade deve atingir também as regiões norte e leste, contribuindo para uma sensação térmica ainda mais baixa.
Frio já causou impactos neste ano
A última onda de frio registrada em Mato Grosso do Sul deixou marcas significativas. Em maio, o Estado registrou temperaturas extremamente baixas e quatro mortes por hipotermia.
Em Campo Grande, a sensação térmica chegou a -3,2°C durante a noite do dia 9 de maio e voltou a ficar negativa nas primeiras horas dos dias seguintes. O fenômeno foi provocado pela combinação de vento forte, baixa temperatura e umidade do ar.
Após aquele período, as temperaturas voltaram a subir gradualmente. No entanto, a nova massa de ar polar promete trazer novamente condições severas de frio para grande parte do Estado, exigindo atenção especial com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.