Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Governo de MS reforça parceria com Chile e oportunidades da Rota Bioceânica

Rodada de Negócios em Campo Grande reúne empresas e autoridades para ampliar comércio, integração e investimentos.
PicMa_277738_1756924442332

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta quarta-feira (3) da abertura da Rodada de Negócios Brasil-Chile 2025, em Campo Grande. Durante o evento, reforçou a parceria com o Chile e destacou o potencial da Rota Bioceânica para gerar novos negócios, integração comercial e parcerias estratégicas.

O encontro, realizado na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), dá continuidade ao Fórum Empresarial Brasil–Chile, realizado em Brasília em abril. O objetivo é fortalecer a integração produtiva, comercial e logística entre os dois países, promovendo o intercâmbio bilateral e identificando oportunidades em diferentes setores.

Riedel ressaltou que a implantação da Rota Bioceânica mudará o cenário comercial do Estado. Em 2024, Mato Grosso do Sul exportou US$ 210 milhões para o Chile e importou US$ 197 milhões. “Um comércio equilibrado, ainda limitado a poucos produtos, mas que com a rota vai avançar. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que gerem resultados concretos. Este projeto vem sendo construído por gerações e se torna realidade a cada dia”, afirmou.

O governador também destacou a participação de empresas chilenas em projetos estratégicos do Estado. “Arauco lidera o maior projeto de investimento em Inocência, transformando a região, e a Sonda estruturou a maior rede de fibra ótica e digitalização de processos do Estado”, afirmou Riedel.

A rodada de negócios conta com cerca de 90 empresas brasileiras e chilenas, que participam de reuniões temáticas, mesas de diálogo com autoridades e um painel empresarial de alto nível. As sessões são organizadas em mesas simultâneas, onde as empresas têm tempo para se apresentar e depois são redirecionadas a novos encontros conforme interesses estratégicos. Intérpretes bilíngues dão suporte às interações quando necessário.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento cria ferramentas essenciais para gerar novas oportunidades nos países vizinhos, especialmente o Chile, porta de entrada para os produtos sul-mato-grossenses rumo à Ásia. Longen ressaltou a importância de reduzir a burocracia para fortalecer o comércio e tornar a Rota Bioceânica ainda mais eficiente. (Agência Notícias MS)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.