Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Lula afirma que governo vai atuar contra projeto de anistia no Congresso

Governo federal se posiciona contra anistia para envolvidos nos atos golpistas de 2023.
066a9767

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal trabalhará para barrar o projeto de anistia defendido pela oposição, que prevê perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso a proposta avance no Congresso.

Aliados de Lula consideram certo que ele vete a proposta, o que exigiria apoio maior para derrubar o veto.

Na quinta-feira, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pela Primeira Turma da Corte, por tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático. Em entrevista, Lula disse que o Congresso tem o direito de discutir anistia, mas que o governo tem o direito de se posicionar e orientar sua base. “O governo vai trabalhar contra a anistia, não é o momento de discutir isso porque o cidadão nem foi condenado ainda”, afirmou.

Lula também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se posicionou contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo de Bolsonaro. Segundo o presidente, Tarcísio se comportou como “serviçal” do ex-presidente, agindo conforme seus interesses. (G1)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.