O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (6) por videoconferência, durante 30 minutos, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, Lula pediu o fim da sobretaxa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação partiu de Trump. Os dois presidentes trocaram números de telefone para manter contato direto e lembraram o “bom clima” do encontro que tiveram recentemente em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.
Lula afirmou que a conversa é uma oportunidade para “restaurar as relações amistosas de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Ele destacou que o Brasil é um dos poucos países do G20 com os quais os EUA mantêm superávit na balança comercial e defendeu a retirada das barreiras comerciais, além do fim de medidas restritivas contra autoridades brasileiras.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou o diálogo como “positivo” para a economia. Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para negociar diretamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o próprio Haddad.
Os dois líderes concordaram em se reunir pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, marcada para 2025, em Belém. Também sinalizou disposição para visitar os Estados Unidos. (Agência Brasil)