O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo morreu na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre, aos 88 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde 11 de agosto, após complicações de uma grave pneumonia.
Verissimo era filho do também escritor Érico Verissimo e deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana. Nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde, como mal de Parkinson, doenças cardíacas e um AVC em 2021.
Autor de mais de 80 livros, ficou conhecido por suas crônicas bem-humoradas e contos que marcaram a literatura brasileira. Entre suas obras mais famosas estão O Analista de Bagé, As Mentiras que os Homens Contam e Ed Mort e Outras Histórias. Seu estilo leve, crítico e irônico conquistou leitores em todo o país.
Além da escrita, atuou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista. Também tinha paixão pela música e tocava saxofone.
Em entrevistas, Verissimo dizia que gostaria de ser lembrado por seus livros e pelo som de um saxofone. Para ele, a vida era uma “grande piada” que deveria ser encarada com leveza.
Fonte: Agência Brasil