Os cofres das prefeituras de todo o Brasil recebem nesta sexta-feira (8) o 1º decêndio de agosto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total do repasse é de R$ 7,39 bilhões, já com o desconto do Fundeb. Se considerado o valor bruto, o montante chega a R$ 9,24 bilhões.
O FPM é uma das principais fontes de receita das prefeituras e a transferência é feita a cada dez dias, em três partes chamadas decêndios. Esse primeiro repasse de agosto apresenta crescimento nominal de 3,15% em relação ao mesmo período de 2024. Quando comparado ao mesmo decêndio de 2023, o crescimento chega a 30,55%.
Porém, ao considerar o impacto da inflação (valores deflacionados), houve uma queda de 1,73% em comparação com agosto de 2024, mas ainda assim, um crescimento de 19,32% frente ao mesmo período de 2023.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores para manterem cautela com os gastos, especialmente neste segundo semestre. “É fundamental que o gestor mantenha um controle rigoroso das finanças municipais. Para tanto, é necessário que haja preparação e organização para um segundo semestre que, tradicionalmente, tende a apresentar resultados financeiros menores que o primeiro”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
📊 Consulte quanto seu Município irá receber neste repasse diretamente no portal da CNM. Clique aqui 👇
https://cnm.org.br/storage/biblioteca/2025/Notas_Decendiais/20250807_ND_GMUN_1_decendio_agosto_2025.pdf.pdf
🔁 Compartilhe com quem precisa saber dessa informação!📉 Atenção redobrada na gestão: o segundo semestre costuma ser mais apertado financeiramente para os Municípios.
Fonte: Agência CNM de Notícias