A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (19) a Operação Arco Sul, que combate um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação em São Paulo, Paraná e, principalmente, em Mato Grosso do Sul.
Por estar na fronteira com o Paraguai e a Bolívia — grandes produtores de cocaína e maconha —, Mato Grosso do Sul tem sido usado como rota estratégica para o envio de drogas ao Sudeste. Essa posição geográfica coloca o Estado no centro da logística do narcotráfico internacional.
A operação mobilizou 110 policiais federais, além de equipes do GAECO de Ribeirão Preto (SP) e 32 policiais militares do BAEP e do TOR. Foram cumpridos 24 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto.
As investigações começaram em 2024 e já resultaram em 13 flagrantes, 18 prisões e na apreensão de 900 quilos de cocaína e 1.150 quilos de maconha.
De acordo com a PF, além de atacar a logística do tráfico, a operação também mira o esquema de lavagem de dinheiro, que usava empresas e transações fictícias para movimentar os lucros do crime.
Fonte: PF