A Polícia Federal de Araçatuba (SP) realiza, nesta quinta-feira (23), uma operação contra um esquema de tráfico de drogas por via aérea em quatro estados. A ação cumpre mandados de busca e prisão em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Um dos alvos é um empresário do setor de aviação agrícola, com propriedades em Vera Cruz e Garça (SP). Durante a operação, a PF encontrou uma pista de pouso clandestina e apreendeu um avião, além de outros equipamentos de aviação.
No total, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária, envolvendo cidades como Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça (SP); Curitiba, Londrina e Toledo (PR); Campo Grande e Aral Moreira (MS); e Colíder (MT).
Segundo a PF, os alvos são os chefes da quadrilha, responsáveis pela logística aérea e terrestre, e “laranjas” envolvidos na lavagem de dinheiro. Até o momento, apenas um dos nove mandados de prisão ainda não foi cumprido.
As investigações começaram há cerca de um ano, após identificar um piloto da região de Araçatuba ligado ao transporte de drogas em aeronaves agrícolas. As aeronaves eram preparadas em oficinas e hangares em Birigui e enviadas carregadas de cocaína para diferentes estados.
O grupo tinha estrutura hierarquizada, com núcleos de logística, gerenciamento financeiro e assessoria para ocultação de bens. Em uma das ações, no final de 2024, transportaram quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.
As apurações também revelaram movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões, usadas para disfarçar a origem do dinheiro ilícito. Os investigados ostentavam imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves.
Todo o material apreendido, como documentos, eletrônicos e veículos, será analisado na sede da PF em Araçatuba. A operação contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de SP. (G1 MS)