A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), com apoio do Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras), realizou nesta quinta-feira (11) uma operação em Campo Grande para cumprir mais de 80 mandados relacionados a casos de violência doméstica.
Segundo a delegada Fernanda Piovano, a maioria dos mandados é para instalação de tornozeleiras eletrônicas em homens que descumpriram medidas protetivas, como se aproximar da vítima ou tentar contato, mas sem chegar a agredi-la ou ameaçá-la diretamente. Nesses casos, não há base legal para prisão preventiva, mas a medida funciona como um alerta para que o agressor respeite a ordem judicial.
Alguns homens foram levados de forma coercitiva para colocar a tornozeleira, enquanto outros foram intimados a se apresentar voluntariamente. Se não cumprirem, a prisão preventiva pode ser pedida.
A delegada explicou ainda que a grande quantidade de mandados se deve ao acúmulo de ordens judiciais, já que parte da equipe estava envolvida em outra operação nos últimos dias.
Em casos de violência contra a mulher, a denúncia é fundamental. Ligue 190 em situação de emergência ou 180 para orientação e apoio. (G1 MS)