O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Alexandre Magno Benites de Lacerda, deu mais um passo importante na carreira. Na quarta-feira (13), ele foi aprovado, com 26 votos favoráveis, na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal para ocupar o cargo de Conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) — órgão que fiscaliza e acompanha a atuação do Ministério Público em todo o país.
Natural de Mato Grosso do Sul, Alexandre tem mais de 20 anos de trajetória no MPMS. Foi Promotor de Justiça titular em São Gabriel do Oeste entre 2004 e 2013, onde ganhou reconhecimento pela atuação firme e comprometida com a comunidade. Em seguida, assumiu a 37ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e ocupou importantes funções de liderança, incluindo dois mandatos como Procurador-Geral de Justiça.
Na apresentação aos senadores, destacou sua formação baseada no trabalho, respeito, responsabilidade e gratidão, afirmando que sempre buscou equilibrar a autonomia do MP com a prestação de contas à sociedade.
“Se aprovado, honrarei o mandato com ética, serenidade e firmeza, buscando fortalecer o Ministério Público e beneficiar diretamente a sociedade brasileira”, afirmou.
Com a aprovação na CCJ, o nome de Alexandre segue agora para votação no plenário do Senado. Se aprovado, será nomeado pelo Presidente da República e tomará posse para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzido.
A indicação de Alexandre ao CNMP reforça a representatividade de Mato Grosso do Sul e leva para Brasília a experiência de quem conhece de perto a realidade das cidades do interior, como São Gabriel do Oeste, e da capital.
Fonte: MPEMS