Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

PT acusa Trump de interferência e insiste em apoio do Centrão para 2026

PT reforça discurso de vitimização, fala em “ameaça externa” de Trump e tenta segurar apoio do Centrão para garantir Lula em 2026.
54739372376_45814f7c85_k-311x207

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma resolução política neste sábado (23) afirmando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentará interferir nas eleições de 2026 para atrapalhar a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O texto acusa Trump de usar redes sociais e inteligência artificial para espalhar desinformação, discursos de ódio e teorias da conspiração.

O partido também alega que o Brasil sofre uma “ofensiva imperialista” por causa das tarifas de 50% impostas pelo governo americano a produtos nacionais e pela sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Para o PT, esse cenário seria parte de uma “luta prolongada contra o fascismo”, justificando mobilização popular.

A resolução foi publicada após a escolha da nova executiva nacional, agora sob comando de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara. Ele defendeu ampliar a federação partidária e manter negociações com partidos do Centrão, mesmo com parte dessas siglas hoje mais próximas da oposição. União Brasil e PP, que estudam apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em 2026, seguem no radar de alianças do PT.

Enquanto a oposição se reorganiza em busca de um candidato único contra Lula, o PT aposta em manifestações no 7 de setembro para tentar reagir aos atos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que será julgado pelo STF no início de setembro.

Na prática, o partido mantém sua velha estratégia: culpar interferências externas, insistir no discurso de vitimização e, ao mesmo tempo, buscar apoio no Centrão para se sustentar no poder.

Fonte: Jovem Pan

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.