As obras de restauração da BR-267/MS seguem em ritmo acelerado. O investimento de R$ 240 milhões, garantido pelo Governo Federal por meio do Novo PAC, já resultou na conclusão de 44% do projeto que contempla 101,1 km entre Porto Murtinho e Alto Caracol.
Até agora, 40 km de pista renovada já foram entregues ao tráfego. A previsão do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é liberar mais 23 km até o fim deste ano.
Atualmente, as frentes de trabalho se concentram entre os km 617 e 640, com serviços que incluem a implantação de mais de 10 km de terceira faixa, duas novas interseções, além da melhoria de outra já existente. O trecho também recebe reciclagem de base, aplicação de asfalto CBUQ, novas sinalizações, defensas, drenagem e construção de obras de arte correntes.
O empreendimento é estratégico para o futuro da região, pois conecta a BR-267 à Rota Bioceânica de Capricórnio, corredor logístico que ligará o Centro-Oeste do Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, chegando até os portos de Iquique e Antofagasta.
Mais do que melhorar o tráfego local, a obra vai fortalecer a integração entre os países, ampliar o escoamento de cargas e estimular o comércio internacional.
Fonte: DINIT