Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Sistema de alerta da Defesa Civil será testado em Mato Grosso do Sul neste sábado

Mensagem de alerta chegará a celulares de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Para receber também mensagens pelo WhatsApp, basta enviar “Oi” para o número (61) 2034-4611, compartilhar a localização e autorizar o envio de informações.
uso_de_redes_sociais_em_telefones_smartphone_ffraz_abr_290620213650

Moradores de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, receberão neste sábado (27), a partir das 15h (horário de Brasília), mensagens de alerta da Defesa Civil. O envio será apenas um teste do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), que tem o objetivo de avisar a população sobre riscos de desastres naturais, como enchentes, vendavais, deslizamentos e chuvas de granizo.

O sistema envia notificações sonoras e visuais diretamente para celulares conectados às redes 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro e sem custo para o usuário. O alerta aparece na tela do telefone, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso ou com outro aplicativo aberto. Se o celular estiver conectado apenas ao Wi-Fi, a mensagem não será recebida.

O DCA é uma ferramenta moderna de prevenção, que complementa outros canais já utilizados pela Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Em situações graves, o sistema também pode emitir um som semelhante a uma sirene.

Desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) com apoio da Anatel, do Ministério das Comunicações e das operadoras de telefonia, o DCA já funciona em todo o Sul, Sudeste e Nordeste. Com os testes deste sábado, o Centro-Oeste — incluindo Mato Grosso do Sul — se prepara para a fase operacional, que começa em outubro.

O serviço é gratuito. A Defesa Civil alerta que qualquer solicitação de pagamento em nome do sistema é golpe.

Para receber também mensagens pelo WhatsApp, basta enviar “Oi” para o número (61) 2034-4611, compartilhar a localização e autorizar o envio de informações.

Com o novo sistema, Mato Grosso do Sul reforça a segurança da população em situações de risco, tornando a comunicação mais rápida e eficiente em emergências. (Agência Brasil)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.