O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), maior unidade pública de saúde do Estado, atende em média 40 mil pacientes por mês, todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Referência em mais de 40 especialidades, o hospital realiza desde exames e vacinas especiais até procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas.
A cada mês, são feitas cerca de 650 cirurgias — principalmente de cirurgia geral, pediátrica, urológica, cardiovascular e vascular — e mais de 5,4 mil consultas ambulatoriais, reguladas pelo Complexo Regulador Estadual. Até agosto deste ano, já foram utilizados 2,6 milhões de medicamentos e mais de 3,1 milhões de materiais hospitalares.
Segundo o diretor-geral, Paulo Limberger, 95% dos pacientes avaliam o atendimento como bom ou ótimo. Ele destaca que o objetivo é ampliar a capacidade de acolhimento, com protocolos de eficiência e gestão ativa de leitos.
A diretora-presidente da Funsau, Marielle Esgalha, lembra que uma Parceria Público-Privada deve reforçar a estrutura da unidade. “Vamos ampliar leitos, modernizar equipamentos e garantir atendimento cada vez mais qualificado”, disse.
Destaques do HRMS
- Referência materno-infantil: Primeiro hospital de MS a receber o selo “Amigo da Criança”, promove o aleitamento materno e aplica o Método Canguru para bebês prematuros.
- Formação de profissionais: Desde 2002, já formou 564 médicos especialistas e 138 profissionais de saúde multiprofissionais.
- Vacinas especiais: O CRIE aplica em média 900 imunizantes por mês em pacientes com indicação médica, como imunossuprimidos, transplantados e bebês prematuros.
- Oncologia: Única unidade oncológica pediátrica do Estado, realizou em 2025 mais de 1,9 mil sessões de quimioterapia infantil e cerca de 5 mil sessões em adultos.
Com 28 anos de funcionamento totalmente integrado ao SUS, o HRMS é hoje um dos principais símbolos da saúde pública em Mato Grosso do Sul. (Agência de Notícias MS)