Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

SUS passa a oferecer cirurgia robótica para câncer de próstata

Tratamento deverá estar disponível em até 180 dias.
1099129-tanrego_abr_27112017_8239_1

O Ministério da Saúde anunciou que a prostatectomia radical assistida por robô passa a ser oferecida pelo SUS para pacientes com câncer de próstata clinicamente avançado. A cirurgia remove a próstata, as vesículas seminais e, em alguns casos, linfonodos da região pélvica, ajudando a eliminar o tumor e reduzir o risco de recidiva.

A decisão segue portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics). As áreas técnicas têm até 180 dias para disponibilizar o procedimento, seguindo as recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que aprovou o uso da técnica para casos localizados ou localmente avançados.

Segundo Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), a cirurgia robótica promove mais equidade no tratamento e permite que mais pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade. Ele destacou que a técnica facilita o treinamento de novos profissionais, reduzindo o tempo de aprendizado em ambientes controlados e supervisionados. (Agência Brasil)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.