Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Vacina 100% brasileira contra a covid deve chegar ao SUS em 2026

Imunizante SpiN-TEC, desenvolvido pela UFMG com apoio do governo federal, está na fase final de testes e deve ser produzido totalmente no país.
pzzb6939

A primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida integralmente no Brasil, chamada SpiN-TEC, deve começar a ser aplicada na rede pública de saúde no primeiro semestre de 2026. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

O imunizante é resultado de pesquisas do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu R$ 140 milhões em investimentos do governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da RedeVírus. O recurso foi usado desde as etapas iniciais até os testes clínicos mais avançados.

Segundo a ministra, a vacina está na fase final de estudos e já teve resultados positivos de segurança publicados em artigo científico neste mês. “Vamos encaminhar à Anvisa o pedido de validação. A tecnologia é nacional: o IFA será produzido pela Libbs, e o envase será feito em Minas Gerais. É um orgulho para o Brasil”, destacou Luciana.

Com a aprovação da Anvisa, a SpiN-TEC deve se tornar a primeira vacina contra a covid-19 totalmente brasileira, fortalecendo a capacidade científica e produtiva do país na área da saúde. (Agência Brasil)

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.

Mais notícias ou vídeos