Na manhã desta terça-feira (26), a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, foi surpreendida por uma forte chuva de granizo, deixando ruas, avenidas e áreas rurais cobertas por uma camada de gelo, parecendo neve. Moradores registraram o fenômeno em vídeos impressionantes.
Segundo o meteorologista Allef Matos, do Simepar, o granizo aconteceu devido a um vórtice ciclônico que trouxe ar muito frio, ideal para a formação de pedras de gelo que permanecem mais tempo no chão.
A Prefeitura de Castro informou que casas, prédios públicos, igrejas e comércios sofreram danos. Não há registro de feridos até o momento. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e secretarias municipais estão atuando para atender os moradores afetados.
As áreas mais atingidas foram a região Sul da cidade, incluindo Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.
Orientações da Defesa Civil:
- Evite áreas de risco;
- Desligue a energia em casas danificadas;
- Redobre a atenção no trânsito, especialmente onde há gelo na pista.
Atendimento à população:
- Emergências: 193 (Bombeiros);
- Abrigo, telhas, lonas e madeira: 153 (Guarda Municipal);
- Pontos de distribuição: Educandário Manoel Ribas e estacionamento do Max Atacadista (Av. Vicente Fiorillo, 100 – Bairro Perpétuo Socorro);
- Abrigo para desalojados: Ginásio Plínio Menarim.
A PR-151, rodovia que corta a cidade, também ficou coberta por gelo. A concessionária EPR Litoral Pioneiro orienta os motoristas a reduzir a velocidade, não estacionar sob árvores e aguardar a chuva passar em locais seguros. Em caso de emergência, ligar para 0800 277 0153 (também via WhatsApp).
O Paraná segue sob alerta de chuvas intensas do Inmet durante todo o dia.
Fonte: G1