Uma megaoperação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) desarticulou, na segunda-feira (6), um comboio de contrabando na região de Ponta Porã (MS). A ação, registrada em vídeo, ocorreu no Assentamento Itamarati e resultou na apreensão de 17 veículos e na prisão de 14 pessoas – 12 homens e duas mulheres.
A ação começou durante patrulhamento de rotina na MS-164, quando a equipe do DOF recebeu denúncia sobre veículos escondidos em uma chácara. Ao cercar o local, os policiais foram surpreendidos pela tentativa de fuga dos suspeitos, que correram a pé e tentaram escapar com os carros pela vegetação. Dez veículos foram interceptados e nove pessoas presas no primeiro momento.
Com apoio do helicóptero Harpia e da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), os agentes localizaram outros sete veículos escondidos em um canavial e prenderam mais cinco suspeitos.
Segundo o DOF, os veículos transportavam 11.550 pacotes de cigarros, 137 pneus, 160 cigarros eletrônicos, 175 essências de narguilé, além de perfumes e eletrônicos. Os presos confessaram que buscaram as mercadorias em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e que o destino seria Campo Grande. Eles afirmaram atuar como “freteiros”.
A apreensão, avaliada em R$ 1,4 milhão, faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Exército Brasileiro, dentro da Operação Tempestade no Oeste III.
Os presos e os produtos foram levados à Polícia Federal de Ponta Porã. O DOF mantém um canal de denúncias anônimas, disponível 24h, pelo telefone 0800 647-6300. (DOF MS)