Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

MS é destaque nacional e lidera vacinação com nota máxima

Estado alcança 100 pontos e se torna referência nacional em imunização.
FotoBruno-Rezende-730x480

Mato Grosso do Sul alcançou o primeiro lugar no país em cobertura vacinal, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O estado recebeu nota 100 no indicador de vacinação, se destacando como referência nacional em saúde pública.

O ranking considera o total de doses aplicadas — primeira, segunda, terceira ou dose única — dividido pela população-alvo, refletindo a eficácia das campanhas e a capacidade da rede pública em atingir metas com rapidez e abrangência. MS não só cumpriu os critérios, como superou todos os parâmetros, garantindo a liderança isolada.

“Mato Grosso do Sul prova que desenvolvimento faz sentido quando vem acompanhado de políticas públicas que protegem vidas. Seguiremos trabalhando para manter esse padrão de excelência”, destacou o secretário estadual de Saúde, Mauricio Simões Corrêa.

O desempenho do estado é consistente: em maio, liderou a vacinação contra a Influenza, imunizando mais de 596 mil pessoas, e mantém mais de 95% de cobertura em vacinas de rotina como BCG, Pneumocócica e Rotavírus. O estado também completa dez anos sem casos humanos de febre amarela, reforçando a eficácia da imunização.

Além disso, 21 municípios atingiram 100% da meta de vacinação contra a dengue após campanha estadual. Novas vacinas, como a dose zero contra o sarampo e a meningocócica ACWY, estão disponíveis em todos os municípios, fortalecendo a proteção das crianças.

“A nota máxima é fruto de trabalho técnico e comprometido. Cada dose aplicada é uma barreira contra doenças e um passo para o desenvolvimento humano”, afirma Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Fonte: Agência Notícias MS

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Cada comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor. Reservamo-nos o direito de recusar ou remover quaisquer comentários que não estejam alinhados com o objetivo do site ou que contenham linguagem ofensiva.