Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a cerca de 150 km de Campo Grande, na tarde de terça-feira (23).
Entre as vítimas está o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, 62 anos, criador do conceito das “cidades-esponja”, que usam soluções baseadas na natureza para reduzir os impactos de enchentes e mudanças climáticas.
O acidente também vitimou o piloto Marcelo Pereira de Barros, 59 anos, o cineasta Luiz Ferraz, 42 anos, e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr, 51 anos.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), técnicos do Cenipa investigam as causas do acidente, mas ainda não há prazo para conclusão do relatório.
Ferraz e Crispim estavam produzindo um documentário sobre o trabalho de Yu, intitulado Planeta Esponja. A viagem ao Pantanal fez parte da visita do arquiteto ao Brasil, onde participou da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e de eventos em Brasília.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Ministério da Cultura lamentaram as mortes. Yu era considerado referência mundial em urbanismo sustentável e recentemente foi apontado pela revista Forbes como um dos 50 líderes globais em sustentabilidade. (Agência Brasil)