Um médico que retornou recentemente da República Democrática do Congo foi diagnosticado com Ebola na França. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde francês nesta quarta-feira (24) e é o primeiro registrado no país relacionado ao atual surto da doença no continente africano.
Segundo as autoridades, o profissional participou de uma missão humanitária no Congo, onde o vírus continua em circulação. Após a confirmação do diagnóstico, ele foi colocado em isolamento e equipes de saúde iniciaram o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente.
O governo francês informou que o risco de transmissão para a população em geral é baixo, mas destacou que todas as medidas de controle e prevenção estão sendo adotadas.
O atual surto no Congo está ligado à cepa Bundibugyo, uma variante rara do vírus Ebola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de mil pessoas já foram infectadas e pelo menos 267 morreram desde o início da crise sanitária.
Especialistas acreditam que o vírus já circulava na região há vários meses antes de o surto ser oficialmente declarado, em 15 de maio. Os primeiros casos foram identificados em áreas urbanas e, posteriormente, a doença também atingiu campos de deslocados com grande concentração de pessoas.
Os maiores surtos de Ebola da história ocorreram entre 2014 e 2016, na África Ocidental, e em 2018, na própria República Democrática do Congo.
Neste mês, um cidadão norte-americano que estava em tratamento contra a doença na Alemanha recebeu alta médica após apresentar exames sem a presença do vírus.