Um avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23) em uma área turística do Pantanal sul-mato-grossense, na região da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, e matou quatro pessoas. A fazenda é conhecida por receber visitantes do Brasil e do exterior e já foi cenário de gravações da novela Pantanal, da TV Globo. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.
As vítimas foram identificadas como o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros; o arquiteto chinês de renome internacional, Kongjian Yu; o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; e o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr.
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, doutor por Harvard e conhecido como o criador do conceito das “cidades-esponja”, que ajudam a conter enchentes em áreas urbanas. Ele já havia desenvolvido projetos em dezenas de cidades e estava no Brasil para compromissos ligados à Bienal de Arquitetura e também para conhecer o Pantanal.
O cineasta Luiz Ferraz se destacou em produções documentais, como a série “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicada ao Emmy Internacional. Já o documentarista e diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. tinha no currículo trabalhos para canais como Discovery Channel, National Geographic e TV Globo, além de documentários exibidos em festivais nacionais e internacionais.
O piloto Marcelo Pereira de Barros, que morava em Aquidauana, era experiente em sobrevoos pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Ele também atuava no serviço de táxi aéreo e deixa dois filhos.
O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, que devem conduzir as investigações para esclarecer o que provocou a queda da aeronave. (G1)